revenue ops é modinha

Revenue Ops é modinha? A verdade.

Você provavelmente só começou a ouvir falar em Revenue Ops, ou RevOps, bem recentemente. Por isso, é normal achar que essa abordagem pode ser apenas mais uma modinha do mundo corporativo e vai desaparecer em breve.

Mas na realidade RevOps não é uma novidade tão grande. Além disso, vai ficar por aqui por um bom tempo, apresentando oportunidades para as empresas e, claro, para os profissionais que souberem trabalhar com a abordagem.

Quando surgiu Revenue Ops

Não é tão fácil estabelecer quando ou como Revenue Ops surgiu. Apesar disso, existem rastros na internet que mostram que essa abordagem já vem sendo discutida há vários anos.

O artigo “Emergence of RevOps“, publicado por Christina Ellwood em 2018, indica que o framework de Revenue Ops teria sido apresentado em 2017, no evento CMO Inflect, por Marko Savic, CEO e Fundador da FunnelCake.

A apresentação de Savic ocorreu em Setembro de 2017. O vídeo ainda pode ser visto no YouTube (em inglês).

Marko Savic, da FunnelCake, apresenta Revenue Ops

Isso não significa que Savic tenha criado o conceito de Revenue Ops ou que ele tenha sido o primeiro a falar no assunto. De fato, uma busca no site Quora, de perguntas e respostas, mostra que já havia pessoas perguntando sobre RevOps meses antes da apresentação de Savic, em Maio de 2017.

Pergunta “O que é Revenue Operations ou RevOps?” feita no Quora em Maio de 2017.

Apesar de as primeiras respostas só terem aparecido em meados de 2018, o fato de a pergunta existir mostra que já estavam acontecendo conversas sobre a abordagem Revenue Ops.

Em resumo: o tema está circulando no mundo corporativo há, pelo menos, 7 anos. Ao longo desse tema, ele se consolidou e se desenvolveu, com mais profissionais tornando-se especialistas no assunto.

A demanda por esses profissionais também cresceu. Hoje, uma rápida busca no LinkedIn mostra mais de 100 vagas em aberto para cargos relacionados a RevOps.

Busca de vagas no LinkedIn em Março de 2024: 107 resultados para RevOps

Faça parte da nossa comunidade de especialistas em geração de receita.

  • Receba conteúdos exclusivos sobre RevOps e outros temas relevantes
  • Aprenda sobre processos e práticas para geração de receita
  • Fique por dentro das novidades do Receita Revelada




Geração de Receita Newsletter

Revenue Ops é modinha?

Se você acha que o fato de RevOps estar circulando há quase uma década não é suficiente para provar que se trata de uma abordagem séria, então vamos considerar outro ponto de vista.

O que geralmente acontece com as “modinhas” no mundo corporativo? Elas se apoiam em muito burburinho, mas com pouca substância. Por isso, não trazem melhorias significativas e acabam perdendo força.

Revenue Ops é o oposto disso. A abordagem recebeu pouco burburinho, mas sua base é sólida. Ela resolve problemas concretos que existem na geração de receita, com um princípio simples, mas efetivo: derrubar os muros e aprimorar a interface entre as áreas que atuam para gerar receita.

Não vamos entrar em grandes detalhes sobre o que é RevOps, pois já temos conteúdos mais específicos sobre isso aqui no blog.

Basta entender que se trata de uma abordagem que entende o processo de geração de receita como algo unificado, em vez de quebrá-lo em pedaços e distribuir entre departamentos que não se comunicam.

Para saber mais, você pode conferir nosso Guia Completo de RevOps.

Revenue Ops no Brasil

Apesar de a abordagem Revenue Ops não ser novidade, é fato que, no Brasil, ela ainda está engatinhando. Não é possível prever a velocidade com que vai avançar – se ela vai ganhar atenção e se tornar um fenômeno repentinamente, ou se vai continuar crescendo a passos mais lentos.

Porém, isso está longe de ser algo para se preocupar. Pelo contrário – é uma grande oportunidade para empresas e profissionais.

Para as empresas, adotar essa abordagem agora representa um ganho de vantagem competitiva. Enquanto a maioria dos concorrentes ainda tratam a geração de receita de maneira ultrapassada, o negócio que implementa RevOps está dando um salto para um processo mais eficaz, com melhores resultados.

Para os profissionais de Marketing, Sales e Customer Success, ser especialista em RevOps abre portas para ocupar papeis mais estratégicos, seja dentro de uma empresa ou como prestador de serviços. Em outras palavras, é um caminho para avançar na carreira, aproveitando a experiência já acumulada.

Carreira em Revenue Ops

Você já sabe que Revenue Ops está aqui para ficar. Agora, como você pode construir uma carreira como profissional de RevOps? E como é a vida desse profissional?

A rotina do RevOps

Quem trabalha com RevOps tem uma rotina extremamente dinâmica. Afinal, você precisa estar de olho em todos os pontos da jornada de compra, inclusive o pós-compra.

No dia a dia, você vai olhar para questões de marketing, de vendas, de atendimento. É muito diferente de ser um profissional operacional, que realiza os mesmos tipos de tarefas repetidamente.

O salário do RevOps

O potencial de ganhos de um especialista em Revenue Ops também é bastante atrativo.

O motivo é simples: as empresas pagam seus colaboradores e prestadores de serviços com base em dois fatores principais. O primeiro é a dificuldade de conseguir outra pessoa capaz de desenvolver o mesmo trabalho; o segundo é o valor percebido daquele trabalho.

Hoje, existem poucas pessoas capazes de atuar com RevOps no Brasil (e mesmo internacionalmente). Ao mesmo tempo, como os papeis associados com RevOps impactam diretamente o potencial financeiro do negócio, é um trabalho com alto valor percebido.

Por isso, profissionais especializados ganham facilmente mais de R$ 10 mil por mês.

Quem pode trabalhar com RevOps

A boa notícia é que você não precisa de nenhum tipo de certificação para trabalhar com Revenue Ops. Mas cuidado: o perfil é o principal fator determinante do seu sucesso. Para desempenhar bem um papel de RevOps, é necessário ter um perfil que combina criatividade com capacidade analítica.

Por um lado, você deve ser criativo para pensar em novas formas de engajar o lead ou cliente a cada passo do caminho. Por outro lado, você deve ser analítico para avaliar o resultado do planejamento, identificar gargalos, projetar e monitorar testes, tomar decisões.

Revenue Ops está apenas nos primeiros passos, mas é um erro acreditar que é apenas modinha. Seja para sua carreira ou para sua empresa, aproveite a oportunidade e seja um pioneiro em dominar a abordagem que transforma a geração de receita.

Faça parte da nossa comunidade de especialistas em geração de receita.

  • Receba conteúdos exclusivos sobre RevOps e outros temas relevantes
  • Aprenda sobre processos e práticas para geração de receita
  • Fique por dentro das novidades do Receita Revelada




Geração de Receita Newsletter

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *