O que é RevOps conheça essa abordagem

O que é RevOps: Conheça essa abordagem

Você já se deparou com uma empresa em que a geração de receita parece simplesmente não estar avançando e se perguntou, “será que não tem um jeito melhor de fazer isso?”. A resposta é sim, esse jeito existe. E para conhecê-lo, temos que falar sobre o que é RevOps.

O que é RevOps

RevOps é uma abordagem estratégica que entende o processo de geração de receita como algo único, que vai de ponta a ponta. Ele começa na primeira vez que uma pessoa ouve falar da empresa. Ele não termina nunca, mesmo depois que aquela pessoa já é um cliente, pois busca formas de gerar mais receita a partir de quem já é cliente.

Essa abordagem se diferencia da maneira tradicional de trabalhar, que entende o processo de geração de receita como vários “pedaços” separados: o pedaço do Marketing, o pedaço de Sales, o pedaço do Customer Success.

A principal vantagem que a abordagem RevOps oferece é que ela elimina os pontos cegos que existem na interface entre as áreas. Em outras palavras, quando ele derruba os muros entre Marketing, Sales e CS, também derruba obstáculos que prejudicam a geração de receita.

Outra vantagem da abordagem RevOps é que ela traz um foco extremamente claro em geração de receita. Assim, as atividades que não contribuem para esse objetivo são repriorizadas, para que não consumam tempo e recursos desnecessariamente.

Faça parte da nossa comunidade de especialistas em geração de receita.

  • Receba conteúdos exclusivos sobre RevOps e outros temas relevantes
  • Aprenda sobre processos e práticas para geração de receita
  • Fique por dentro das novidades do Receita Revelada




Geração de Receita Newsletter

O que não é RevOps

Vamos ajustar as expectativas. RevOps não é uma fórmula mágica. A implementação não é feita de uma hora para outra, e os resultados não surgem instantaneamente.

A abordagem RevOps resolve, principalmente, problemas relacionados com planejamento e comunicação. Como dá para imaginar, não são questões solucionadas com o apertar de um botão.

Além disso, o RevOps não traz uma resposta pronta. O processo de geração de receita é construido, e tem uma cara diferente a depender das características de cada empresa.

Isso é algo bom, porque significa que sempre existe uma resposta para os problemas que a empresa enfrenta. Mas também pode ser frustrante que essa resposta não esteja empacotada e pronta para implementar na hora.

Em grande parte, o trabalho de RevOps é uma busca para descobrir a resposta concreta àquela pergunta do começo: “será que não tem um jeito melhor de fazer isso?”.

Quais empresas podem implementar RevOps

Por mais poderosa que a abordagem RevOps possa ser, ela não é adequada para todas as empresas. O porte e o momento do negócio são fatores importantes a considerar.

Para empresas de pequeno porte, ou que não estão buscando crescer, o RevOps é desnecessário. Sim, ele traz benefícios, mas os custos são muito altos e os benefícios provavelmente não serão aproveitados totalmente.

Para empresas de médio a grande porte e que têm o objetivo de crescer de uma maneira sustentável, previsível e escalável, o RevOps pode ser o grande aliado para os próximos passos.

Quais profissionais podem trabalhar com RevOps

Não existe ainda uma formação específica em RevOps. Portanto, teoricamente, qualquer profissional pode trabalhar com essa abordagem. Naturalmente, quem tem um histórico em áreas ligadas à geração de receita – Marketing, Sales e CS – poderá trazer conhecimento e experiência relevantes.

Vale a pena dizer que o profissional de RevOps é um generalista. Ele precisa entender um pouco de todas as atividades operacionais envolvidas na geração de receita. Afinal, vai ser responsável pelo planejamento e acompanhamento dessas atividades.

Ao mesmo tempo, ele dificilmente colocará a mão na massa em atividades mais operacionais. Não é ele, por exemplo, que vai pegar um telefone para tentar fechar um cliente. Na verdade, se o profissional de RevOps tiver que fazer esse tipo de tarefa, ele provavelmente está na empresa errada: uma empresa que ainda não tem maturidade para implementar a abordagem.

Agora, você já sabe o que é RevOps. Que tal ir mais a fundo no assunto? Aproveite para conferir o Guia Completo que preparamos sobre esse tema!

Faça parte da nossa comunidade de especialistas em geração de receita.

  • Receba conteúdos exclusivos sobre RevOps e outros temas relevantes
  • Aprenda sobre processos e práticas para geração de receita
  • Fique por dentro das novidades do Receita Revelada




Geração de Receita Newsletter

Comentários

2 comentários a “O que é RevOps: Conheça essa abordagem”

  1. […] isso, o profissional de RevOps tem um papel muito importante na criação dos guias de qualificação. Esses guias podem ter […]

  2. […] vamos entrar em grandes detalhes sobre o que é RevOps, pois já temos conteúdos mais específicos sobre isso aqui no […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *