Muitos profissionais de Marketing, Sales e Customer Success enfrentam uma crise após alguns anos na área. Você sente que está preso em papéis operacionais e atingiu uma barreira que impede seu crescimento.
Quando isso acontece, seguir a carreira em Revenue Ops é uma boa oportunidade para chegar a um novo nível. No entanto, por ser uma alternativa que ainda está se consolidando, existem muitas dúvidas sobre a carreira em RevOps: salário, o que faz, quais são as vantagens, quais obstáculos são enfrentados.
Essa é sua chance de tirar as dúvidas sobre essa carreira e decidir se vale a pena fazer esse redirecionamento na sua vida profissional.
O que faz o profissional de RevOps
O profissional de RevOps é responsável por implementar a abordagem RevOps dentro da empresa em que trabalha, ou para os clientes que atende. Assim, ele ajuda a empresa a otimizar seu processo de geração de receita, com uma visão integral, de ponta a ponta.
Veja algumas atividades específicas que o profissional de RevOps pode desempenhar:
- Auditoria das operações de receita da empresa
- Identificação dos gargalos existentes
- Elaboração estratégica do funil de RevOps fundamental da empresa
- Elaboração de funis específicos por produtos, serviços ou campanhas
- Elaboração do budget (orçamento) para operações de receita
- Construção, otimização e atualização de dashboards estratégicos, táticos e operacionais
- Construção de dashboards financeiros
- Identificação de oportunidades para maximizar captura e qualificação de leads
- Identificação de oportunidades para maximizar conversão e retenção de clientes
- Identificação de oportunidades para aumentar o potencial de compra dos clientes ativos
- Identificação de oportunidades para recuperar clientes inativos
- Apoio à implementação de melhores práticas nas áreas de Marketing, Sales e Customer Success
- Desenvolvimento de canais de comunicação e práticas de troca efetiva de informações entre as três áreas
- E mais…
RevOps ou CRO
Talvez você já tenha visto alguns profissionais de gestão com o cargo de CRO – Chief Revenue Officer, ou seja, Diretor de Receita. Então, será que profissional de RevOps é o mesmo que CRO?
A resposta curta é “não”. Mas vamos entender melhor.
RevOps é uma abordagem. O profissional de RevOps é quem adota e implementa essa abordagem. RevOps não é um cargo.
Enquanto isso, Chief Revenue Officer é um cargo hierárquico – o gestor responsável pela geração de receita da empresa.
Alguns CROs podem ser profissionais de RevOps, porque adotam a abordagem. E alguns profissionais de RevOps podem ocupar o cargo de CROs. Mas CRO e profissional de RevOps não são sinônimos.
Reforçando: nem todo CRO adota a abordagem RevOps, e nem todo profissional de RevOps tem o cargo de CRO!
Faça parte da nossa comunidade de especialistas em geração de receita.
- Receba conteúdos exclusivos sobre RevOps e outros temas relevantes
- Aprenda sobre processos e práticas para geração de receita
- Fique por dentro das novidades do Receita Revelada
Vantagens da carreira em RevOps
Existem bons motivos para buscar uma carreira em RevOps, especialmente se você já vem de áreas relacionadas: Marketing, Sales e Customer Success.
Papel estratégico
Se você está cansado de não fazer parte da tomada de decisões, de ser apenas um executor, de não ter visibilidade do efeito do seu trabalho sobre o cenário geral… então ser profissional de RevOps será libertador.
Você vai estar diretamente envolvido na construção das estratégias, acompanhar a execução (realizada, em grande parte, por outros profissionais) e entender porque os resultados são como são.
Atividade dinâmica
Um dia atrás do outro, sempre repetindo as mesmas tarefas. Isso é algo que o profissional de RevOps não passa. Pelo contrário, a cada dia são encontrados novos desafios para superar.
Hoje, você pode estar olhando para uma campanha de Marketing que não está performando. Amanhã, você pode estar revisando o playbook de Sales. Depois de amanhã, criando uma ação para recuperar clientes com risco de churn.
Lado criativo e lado analítico
Como profissional de RevOps, você tem a chance de explorar os dois lados das suas competências. Isso ajuda a evitar a fadiga mental, sem se sobrecarregar.
Por um lado, você vai desenvolver a criatividade, pensando em maneiras inovadoras de conquistar e reter clientes, e vender mais. Por outro lado, precisará olhar dados e extrair conclusões coerentes sobre porque uma estratégia não está funcionando ou como melhorar o desempenho de uma iniciativa.
Entrada por mérito
Muitos profissionais de Marketing sentem que precisam mudar o rumo de sua carreira porque a única forma de progressão é subir a um cargo de gestor. E, infelizmente, esses cargos muitas vezes são atribuídos por indicação.
O profissional de RevOps consegue ter uma posição de atuação estratégica, sem precisar estar associado a um cargo de gestão. Como você já viu, nem todo RevOps é um “CRO”. Então, o que define seu sucesso nesse caminho profissional é seu mérito.
Possibilidade de crescimento
Apesar de o RevOps não estar diretamente associado a um cargo hierárquico, existem cargos que se beneficiam substancialmente da especialização nessa abordagem. É o caso do CRO, mas também do CMO (diretor de Marketing), do CCO (diretor de Sales), CSO (diretor de CS) e, em alguns casos, até do CPO ou CEO.
Ou seja, se título é algo que importa para você, ainda terá muito espaço para crescer nas empresas sendo um profissional de RevOps. De fato, dominar essa abordagem pode ser um diferencial para alcançar esses cargos.
Flexibilidade e qualidade de vida
O profissional de RevOps pode atuar como parte do time interno de uma empresa ou como prestador de serviços com vários clientes.
Independentemente do formato do relacionamento, suas atividades, na grande maioria dos casos, podem ser desenvolvidas de qualquer lugar com acesso à internet. Além disso, como seu papel é estratégico, horários não são relevantes. O que importa são resultados.
Em resumo, muitas vagas e oportunidades de RevOps são remotas e têm horários flexíveis. É uma carreira que permite organizar sua agenda e equilibrar trabalho e vida pessoal.
Desafios de ser um RevOps
Apesar das vantagens da carreira em RevOps, não vamos mentir. Existem desafios e, se você não estiver disposto a enfrentá-los, não vale a pena seguir esse caminho na sua vida profissional.
Cobrança por resultados
O principal desafio que um profissional de RevOps enfrenta no dia a dia é a cobrança por resultados; mais especificamente, pelo crescimento da receita do negócio. E isso não é injusto ou inadequado. Pense bem…
- Um gestor de tráfego é contratado para trazer tráfego. Logo, ele vai ser cobrado pelos cliques em uma campanha de ads.
- Um designer é contratado para criar imagens atrativas. Ele será cobrado pelos likes em um post de instagram.
- Um copywriter é contratado para escrever textos persuasivos. Ele será cobrado pela taxa de abertura de um e-mail que escreveu.
Nenhuma empresa contrata apenas para “fazer número”. Sempre existe um objetivo para a contratação. Se não houver, é um alerta negativo – a empresa não é bem gerida.
E, se existe um objetivo para a contratação, o profissional escolhido será avaliado em relação à sua capacidade de completá-lo. O profissional de RevOps é contratado para atingir o objetivo de otimizar o processo de geração de receita. Ele será cobrado por esse resultado.
Então, essa cobrança é algo normal e compreensível. No entanto, a geração de receita tem uma grande importância para o negócio – é um fator que pode definir se ela vai crescer ou fechar as portas.
Assim, existe uma pressão maior sobre o profissional de RevOps do que sobre os profissionais de Marketing que atuam em atividades operacionais.
Imaturidade das empresas
Outro desafio para o profissional de RevOps é que a imaturidade de muitas empresas torna inviável trabalhar com elas.
Esse é um ponto muito importante. Não estamos prometendo que você terá um campo de trabalho infinito logo de cara. Na verdade, nesse momento, o percentual de empresas que estão prontas para contratar um RevOps – seja como colaborador interno ou como prestador de serviços – provavelmente não passa da marca dos 15%.
Empresas imaturas não entendem o que o profissional de RevOps faz. Elas podem achar que, por olhar para o processo de geração de receita de ponta a ponta, você é um substituto para todos os outros profissionais envolvidos. Eles vão tentar transformar esse especialista em um faz-tudo.
Isso significa que, se você tentar trabalhar com empresas imaturas, terá uma péssima experiência e não vai conseguir gerar valor de verdade.
Além disso, vale a pena dizer que, se uma empresa não entende RevOps, ela provavelmente não precisa da abordagem (ainda). Certamente é uma empresa que ainda pode crescer bastante, simplesmente fazendo melhorias no nível operacional de Marketing, Sales e Customer Success.
Essas empresas são uvas verdes. Elas ainda podem e precisam crescer mais, antes de aproveitar a implementação de RevOps.
Para o profissional de RevOps que entrar no mercado agora, isso significa que é preciso ser seletivo sobre com quais empresas trabalhar. Felizmente, como ainda existem poucos especialistas, a disputa pelas boas oportunidades também não é tão ferrenha.
RevOps: salário médio
RevOps: salário de R$ 10 mil por mês ou mais para quem apresenta a qualificação necessária.
Para quem está disposto a enfrentar os desafios de ser um RevOps, a recompensa é atrativa. Para o profissional de Revops, salário é um ponto positivo.
Quem trabalha com RevOps dentro de uma empresa, é facilmente possível ganhar mais de R$ 10 mil por mês. Isso mesmo não sendo um cargo de gestão.
Por outro lado, para quem trabalha com prestação de serviços, o potencial de ganhos é ainda maior – afinal, você atende mais de uma empresa ao mesmo tempo.
E existe a possibilidade de ganhar em dólar. Muitas empresas fora do Brasil precisam de serviços de um especialista em RevOps e estão dispostas a contratar colaboradores remotos, pois a oferta de profissionais qualificados ainda é bem restrita.
Como se tornar profissional de RevOps
Não existe uma graduação em RevOps. Mesmo assim, cuidado. Seguir carreira como especialista nessa abordagem não é algo que você vai conseguir fazer sem um preparo adequado.
Existem 3 aspectos que determinam seu preparo para atuar com RevOps:
- Experiência relevante
- Perfil generalista com visão de negócios
- Aprendizado contínuo
Experiência relevante. Se você é um profissional de Marketing de nível pleno ou acima, já tem uma vantagem sobre qualquer pessoa que queira iniciar uma carreira de especialista em RevOps do zero.
A sua experiência atuando com marketing será útil, já que você tem contato direto com conceitos e problemas concretos da área. Vale lembrar que o Marketing, junto com Sales e Customer Success, são as áreas mais envolvidas no processo de geração de receita.
Perfil generalista com visão de negócios. É aqui que muitos profissionais de Marketing tropeçam. Sua experiência é relevante, mas é restrita, porque são especialistas em alguma atividade de Marketing – por exemplo, gestão de tráfego ou gestão de mídias sociais.
Você precisa desenvolver um entendimento mais amplo, não apenas do Marketing, mas também de tudo que vem depois da qualificação de leads: a venda, a retenção, a transformação do cliente em promotor.
E não acaba aí. Além de entender o processo de geração de receita, do começo ao fim, você também precisa entender como esse processo se encaixa dentro da empresa. Por exemplo, o modelo de negócio impacta diretamente a definição da estratégia de geração de receita.
Em outras palavras, entender de gestão de negócios, mesmo além do escopo de receita, também será muito útil.
Aprendizado contínuo. Até o profissional mais capacitado para RevOps não pode se acomodar e confiar demais no próprio “taco”. O mundo se transforma em uma velocidade tão rápida, que é preciso estar continuamente lendo, se informando, aprendendo.
Novas tecnologias, mudanças no comportamento dos consumidores, tendências em produtos e serviços, e o contexto macro (economia, política) vão definir os novos rumos do RevOps. Se você não estiver por dentro desses assuntos, vai ficar de fora do mercado de trabalho.
Cursos de RevOps
Se você quer aproveitar todas as vantagens de ser profissional de RevOps – salário, dinamicidade, flexibilidade – deve se preparar. Não confie na baixa concorrência para acreditar que vai conseguir boas oportunidades. O papel é tão relevante que as empresas são muito criteriosas na hora de escolher colaboradores ou prestadores de serviços.
A oferta de bons cursos é muito limitada. Se você tiver interesse em um conteúdo gratuito e rápido, de uma fonte confiável, vale a pena conferir o curso oferecido pela Hubspot.
Agora, se você quer ter um preparo mais completo e um acompanhamento mais próximo, basta fazer sua pré-inscrição no curso de RevOps do Receita Revelada! Mais detalhes serão divulgados em breve, e quem estiver na lista vai receber as informações primeiro!
Faça parte da nossa comunidade de especialistas em geração de receita.
- Receba conteúdos exclusivos sobre RevOps e outros temas relevantes
- Aprenda sobre processos e práticas para geração de receita
- Fique por dentro das novidades do Receita Revelada
Deixe um comentário